Por que a apicultura pode mudar uma vida

Por que a apicultura pode mudar uma vida?

A atividade apícola é milenar, possui grandes históricos a nível mundial e o Brasil é um “recém nascido” nesta atividade.

Porém o Brasil tem feito um papel importante no desenvolvimento mundial do mel de abelhas, pois está inserido num contexto extremamente favorável na luta contra todos os tipos de substancia que faz mal a saúde humana.

O mel brasileiro, principalmente nordestino, tem uma característica, na maioria das vezes ou quase em sua totalidade, de isenção de agrotóxicos, antibióticos, pesticidas, organismos geneticamente modificados e do vilão maioral que é o glifosato.

Neste contexto, o mel é um adoçante natural, riquíssimo e poderosíssimo, cultivado através de capacidades humanas de lida, com oportunidades de colheita racional para que o ser humano se alimente com o melhor que essa atividade pode proporcionar.

A apicultura, quando bem ensinada, nos seus detalhes mais íntimos, pode fazer do produtor rural um grande aliado de várias lutas que também fazem parte do dia a dia da atualidade.

Ser defensor da natureza é um deles, pois a apicultura nordestina depende exclusivamente da florada silvestre, ou seja, de tudo aquilo que nasce naturalmente nos campos, com a chuva natural, sem interferência humana. Com isso, o produtor rural apícola imediatamente é um defensor da natureza e um combatente formal do desmatamento e destruição das matas nativas.

Na verdade, a apicultura profissional nordestina nasceu de uma oportunidade de fugir do desmatamento dos campos do sudeste.

A Família Wenzel foi incentivada a produzir mel no nordeste do Brasil de forma profissional a partir dos grande impacto do desmatamento das industrias de suco de laranja e da indústria sucroalcooleira nos anos 70.

A partir daí o nordeste do Brasil nunca mais foi o mesmo no quesito apicultura. Hoje, com as capacitações profissionais de pessoas interessadas, se pôde ver que a apicultura fez do nordeste um polo de produção de mel de excelente qualidade e com capacidades ainda longe de serem as limítrofes da atividade.

Pessoas com a capacitação correta, desenvolvendo dentro dos limites de suas capacidades técnicas, podem produzir mel de abelhas de forma sistemática, incrementar sua renda familiar e usar o benefício divino de uma flor que desabrocha em período chuvoso com excelentes características produtivas que fazem do mel nordestino único no Brasil e no mundo.

A apicultura pode mudar vidas porque traz em si, a junção de esforços naturais de um ser humano lutador. Alia inteligência, capacidade de interpretações de grandes colônias de insetos, que tendem a ser mais organizadas que o próprio ser humano e faz com quem toda essa mistura transforme o néctar contido nas flores, em mel de abelhas produto final.

Hoje a apicultura brasileira, com reconhecimento mundial por suas características antes citadas, pode transformar a vida do sertanejo, pois ele com a atividade de apicultura fixa, trazendo melhorias financeiras para sua casa totalmente dependente da natureza.

Sim, o sertanejo é totalmente dependente da natureza, ora por gado em sistema crítico hídrico, ora por ovinos ou caprinos que precisam se adaptar ao processo chuvoso de baixo índice pluviométrico, ora por seus plantios em períodos favoráveis, mas sempre colocando uma semente no chão e um pouco de fé para regá-la, acreditando que vai chover em pouco tempo para fazê-la crescer e dar seus frutos. O sertanejo é um ser humano de fé, ninguém pode tirar isso dele.

A apicultura então entra neste processo semelhante, pois ainda o nordeste brasileiro, consegue ter a rota migratória de abelhas, pois você coloca uma colmeia vazia no campo e ela será visitada e habitada por um exame assim que o tempo produtivo começar a chegar. Dalí, certamente haverá empenho do conhecimento adquirido pelo sertanejo para fazer com que aquela colmeia entregue à ele pelo menos 50 kg de mel durante o período chuvoso de sua região.

Sendo o produtor apícola organizado, ele vende este mel a preços de mercado e este recurso pode ser transformado em uma construção, claro que no seu tempo, de uma casa, uma melhoria para sua casa existente, alimento mais farto em sua mesa, estudo para seus filhos, tratamento de saúde numa cidade mais poderosa, as vezes poço de agua para sua região pobre.

A apicultura tem levado diferença na vida dos sertanejos, tem levado sonhos dentro de colmeias, tem levado esperança em cada voo das abelhas coletoras de néctar.

A cada desabrochar de uma flor, das milhares existentes no nordeste em período chuvoso, há fé de que o liquido que será colhido daquelas colmeias trará um diferencial em suas vidas.

A produção de mel muda vidas, transforma e impacta regiões. A apicultura é uma tradução de amor divino. Por isso que projetos como o SerTão do Bem capacitam pessoas comuns, sem oportunidades, para serem apicultores, com o acesso às abelhas e seus materiais, certamente eles transformarão trabalho duro em resultado positivo, melhorando o bem estar social.

2021 © Sertão do Bem